Obesidade no Brasil | Um Caso de Saúde e Bem Estar

Estima que no Brasil sejam mais de 32% da população adulta apresenta um grua de excesso de peso. Sendo que, 25% são consideradas obesas ou seja, estão muito acima do peso. Esse excesso de gordura acumulada no corpo, além de ser prejudicial a saúde da pessoa; acarreta diversas outras dificuldades no seu dia a dia, mas afinal, o que é obesidade?

<

O que é obesidade?

Um dos assuntos mais procurados na web, está relacionado a dietas de emagrecimento, e como perder gordura mais rápido.

O que é preocupante nessa procura toda sobre como emagrecer. Está no fato em que esses regimes visam apenas a atender uma demanda estética.

Uma insatisfação quase crônica com o padrão de beleza. Vale lembrar que estar fora de um “padrão” de beleza, não quer dizer que uma pessoa esteja “gorda”. Vale ressaltar que, um regimes, quando feitos indiscriminadamente, podem acarretar sérios danos a saúde.

Agora vamos falar de fato, sobre o que é obesidade. Segundo definição da OMS e o Ministério da Saúde:
Obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que causa prejuízos à saúde do indivíduo.

A obesidade coincide com um aumento de peso, mas nem todo aumento de peso está relacionado à obesidade, a exemplo de muitos atletas, que são “pesados” devido à massa muscular e não adiposa. Fonte saúde.gov.br

Ou seja, uma pessoa que sofre de obesidade, nada tem haver com fatores estéticos e sim de saúde, pois ao longo de sua vida, uma pessoa com o excesso de peso corporal, que acumula muita gordura em seu corpo, sofre com diversas doenças crônicas e a diminuição da expectativa de vida.

Principais Causas da Obesidade

Existem diversos fatores que podem levar ao acumulo de gordura em uma pessoa, entre os mais comuns, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos, com vida estressada, estão:
Sedentarismo: Facilidades tecnológicas, substituição de pequenas caminhadas por carro, ausência de praticas de exercícios e muito tempo trabalhando na mesma posição.

Alimentação desequilibrada: Com a falta de tempo, muitas pessoas trocam alimentos saudáveis, por industrializados ou fast-food, eles podem ser mais práticos, mas uma dieta a base de produtos processados, podem trazer sérios riscos a saúde, alem disso, exagerar no consumo de alimentos gordurosos, como frituras, manteigas, óleos, doces cremosos, chocolates  e a baixa queima dessas calorias, devido ao sedentarismo, também levam ao acumulo de gordura no corpo.

Fatores Hormonais e Metabólicas:  Algumas doenças de origem hormonal podem levar ao acumulo de gordura extra no organismo, alem disso fatores genéticos e metabólicos, como por exemplos, pessoas que comem de tudo e não engordam.

Como Tratar a Obesidade

É muito importante que, uma pessoa que encontra nessa condição em seu estado de saúde, procure orientação médica, isso porque, os fatores que levam uma pessoa ficar obesa, são diversos, como a alimentação inadequada, sedentarismo, fatores genéticos entre outros, por isso, antes de fazer qualquer tipo de dieta de emagrecimento, o mais importante é uma avaliação clinica para saber o real estado de saúde.

Leia mais...

Comentários