Como usar óleo de coco nos cabelos: Umectação com Óleo Copra

Pode usar óleo de coco no cabelo seco? Se os seus cabelos estão fracos, desalinhados, quebradiços, sem vida, com pontas duplas, aqui vai uma dica que vai te ajudar a recuperar os danos, combatendo a queda e a quebra dos cabelos.

Proporcionando elasticidade, redução do frizz, vitalidade, auxiliando no crescimento e fortalecimento dos cabelos de forma simples, barata e sem sair de casa, através da Umectação Capilar com óleo de coco Copra, confira!

Como usar óleo de coco nos cabelos

Então, a Umectação ou “banho de óleo” é uma forma de nutrição bem potente. Ela repõe os lipídios necessários para os nossos cabelos e garante resultados positivos na primeira aplicação, mas é importante se atentar se ele é 100% vegetal extra virgem e prensado a frio.

Já fiz uma resenha sobre a Umectação de Oliva da Lola Cosmetics, mas achei estranho ter o nome de umectação, uma vez que o produto é em creme e não um óleo. Mas mesmo assim obtive resultado satisfatório.

Queria fazer uso do óleo de coco para saber qual seria a diferença. Então, resolvi fazer a umectação capilar com óleo de coco Copra, pois já vi diversas pessoas elogiando este produto.

Aí bateu  aquela curiosidade para saber se realmente funcionava em meus cabelos, que possui a raiz oleosa e as pontas secas.

Umectação Capilar com Óleo de Coco Copra

O óleo de coco vem em um potinho de vidro, é uma pastinha branca, o cheiro é de coco (claro!) e dá vontade de comer, de tão gostoso que é o cheiro dele.

Dependendo do lugar onde você mora, você vai encontrá-lo em forma líquida, se a temperatura for acima de 25°C. O bom deste produto é que ele pode ser usado no corpo, no rosto, nos cabelos e ainda utilizá-lo na sua alimentação.

Como usar o oleo de coco copra nos cabelos

Como eu fiz a umectação com óleo de coco nos meus cabelos

Derreti uma quantidade do óleo de coco em banho Maria. Usei aproximadamente duas colheres de sopa. Apliquei na raiz e no comprimento dos cabelos mecha a mecha.

O segredo está na massagem do couro cabeludo

É importante massagear o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea, quando apliquei o  óleo estava morno, nunca passe o óleo quente nos fios!

Você pode deixar  o óleo de coco agir por algumas horas,  ou dormir com ele nos fios e retirar no dia seguinte. Ele  pode ser usado  como pré shampoo, ou  após o uso do shampoo, mas lembre-se de massagear o couro cabeludo para potencializar o efeito.

Deixei agir por aproximadamente três horas. Lavei os cabelos e apliquei o Shampoo Reconstrutor Argan Oil e Pracaxi da Lola Cosmetics, em seguida apliquei o Shampoo Less Poo da Yamá.

Escolha um bom shampoo para retirar o óleo de coco

O shampoo Reconstrutor Argan Oil da Lola limpa muito os cabelos, senti que retirou bem o óleo do cabelo, sem deixar os fios ressecados.  Por fim apliquei a Máscara Super hidratante Dream Cream da Lola Cosmetics . Mas você não precisa utilizar os mesmos produtos, retire o óleo com seu shampoo de preferência e condicione os fios.

Se preferir seque os cabelos naturalmente, ou seque com o secador, eu sequei os meus cabelos com auxilio do secador, mas não fiz escova, pois já estava bem liso, dei um jato só para tirar a umidade dos fios.

Resultado no meu cabelo

Fios mais alinhados, sem frizz, mais encorpados, brilhosos, senti que eles  ficaram mais lisos naturalmente, fiquei muito satisfeita com o resultado.

Resultado Umectação Capilar

Resumindo: O que é Umectação Capilar?

É a aplicação de óleos vegetais nos cabelos e couro cabeludo, esta prática é comum entre as indianas. A umectação é feita através de um método chamado Champi.

O que é o método Champi?

Consiste em aplicar óleos vegetais no couro cabeludo e massagear. Não é necessário encharcar os cabelos com o óleo, aplique uma quantidade que cubra todo o cabelo, para que o óleo seja absorvido, a massagem no couro cabeludo auxilia a penetração do óleo.

Como usar óleo de coco nos cabelos
Umectação Capilar

Posso fazer a umectação com qualquer tipo de óleo? Qual usar?

Não. Para fazer a umectação capilar é necessário utilizar óleos 100% vegetais, e são encontrados em lojas de produtos naturais. Você pode fazer a umectação capilar com diversos óleos.

Quais óleos posso usar para fazer a umectação?

Utilize o óleo de oliva,  de rícino,  argan, amêndoas, abacate, semente de uva, entre outros. Opte sempre  por óleos  100% vegetais.

Tenho progressiva, alisamento, coloração nos cabelos, e a raiz oleosa, posso fazer a umectação?

Com certeza, seus fios vão agradecer, a umectação é indicada para todos os tipos de cabelos. Cabelos quimicamente modificados necessitam de cuidados e nada como usar um produto natural, para  nutrir e hidratar os fios.

Quantas vezes por semana posso fazer a umectação capilar?

Tudo vai depender da necessidade dos seus fios. Você pode fazer duas vezes por semana, ou a cada 15 dias, você decide de acordo com a sua necessidade.

  • Uma dica importante é retirar todo o óleo dos cabelos. Não deixe resíduos senão os fios vão ficar pesados e o resultado fica comprometido;
  • Não tenha medo de aplica-lo na raiz dos cabelos, os fios  não vão ficar oleosos;
  • Verifique sempre a composição do produto. Não aplique óleo mineral, aplique óleo 100% vegetal;
  • Se os seus cabelos são oleosos a umectação auxiliará controlando a oleosidade dos fios e não aumentando;
  • O segredo para uma boa umectação é a massagem que você irá fazer no couro cabeludo. Não utilize as unhas e sim as pontas dos dedos, e faça sem pressa, ok!