8 Dicas para acabar com a oleosidade dos cabelos

Cabelos bonitos e saudáveis são sinônimo de beleza e permitem representar uma boa aparência e cuidados com o corpo e saúde. Além de evitar diversos problemas como a proliferação de bactérias e até mesmo o excesso da oleosidade.

Como acabar com a oleosidade dos cabelos

A produção das glândulas sebáceas é uma das causadoras do principal problema que é a oleosidade dos fios. Causando uma aparência pesada e até mesmo suja aos cabelos, necessitando tomar as precauções e cuidados necessários para livrar-se do sebo.

8 DICAS PARA ACABAR COM CABELOS OLEOSOS

1. Shampoo para cabelos oleosos

A compra de um shampoo específico é uma das dicas para acabar com a oleosidade dos cabelos. Compostos com ingredientes que permitem minimizar a ação das glândulas sebáceas. E, consequentemente, desestimular a produção de sebo, reduzindo a oleosidade das madeixas.

2. Shampoo a seco

O shampoo a seco é uma espécie de um talco que é comercializado em diversas lojas de cosméticos e produtos de beleza. Já tornando-se um dos preferidos de várias mulheres que sofrem com o excesso de oleosidade nos fios.

Normalmente o shampoo a seco, além de oferecer higiene rápida aos fios, levando alguns minutos para aplicação. Sem a necessidade de lavar as madeixas. Também disponibiliza um odor agradável, pois muitos produtos no mercado já possuem fragrâncias diversas.

3. Evitar secador de cabelo e chapinha

Os dois produtos citados são os mais utilizados no cotidiano de várias mulheres, tornando-se grandes aliados para deixar o público feminino cada vez mais bonito e ressaltando a estética. Porém podem ser grandes vilões ao tratar-se de oleosidade.

A ação das altas temperaturas em contato com o couro cabeludo, como acontece com o secador de cabelo e com a chapinha, estimula a ação das glândulas sebáceas, principalmente quando aplicados diretamente na raiz.

É indicado evitar o secador de cabelo e a chapinha ou ao menos reduzir o uso dos equipamentos diariamente. Usando-os somente ocasionalmente para eventos especiais ou dias importantes no trabalho, por exemplo.

4. Evite banhos quentes

Com o mesmo efeito do secador de cabelo e da chapinha, os banhos quentes, por causa do calor emitido pela água, estimula a produção das glândulas sebáceas. E faz com que a oleosidade no couro cabeludo aumente cada vez mais.

É essencial tomar banhos rápidos e com temperatura morna no inverno, preferindo banhos mais gelados no verão, contribuindo para o estado saudável dos fios.

5. Atente-se ao condicionador

É de praxe a aplicação do condicionador logo após o shampoo, porém a quantidade de produto deve ser controlada. Pois a substância é uma das principais estimulantes para a formação de sebo.

O efeito do condicionador é deixar as madeixas mais macias e sedosas, o que pode ser um agravante ou até mesmo um causador da oleosidade nos cabelos.

6. Evite outros produtos capilares

Outros produtos que não fazem parte dos cuidados diários necessários, como o shampoo e o condicionador (usado moderadamente), devem ser evitados em seu cotidiano de cuidados com os cabelos.

Mousses e géis, principalmente, devem ser excluídos do uso diário. Pois os mesmos são causadores da oleosidade, preferindo modelos a seco para a fixação das madeixas, como os sprays, por exemplo. Caso aplique o mousse ou o gel, é essencial retirá-los completamente, sem deixar resquícios que possam comprometer a composição das madeixas.

7. Shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos pode ser um grande aliado para as pessoas que sofrem com a oleosidade nos cabelos. Possui  uma fórmula que permite que todos os resquícios indesejados sejam eliminados. Além de retirar parte dos processos químicos pelos quais as madeixas passaram. Removendo tinturas, procedimentos para alisamento e, principalmente, reduzindo o sebo presente no couro cabeludo.

8. Trate as caspas

A presença de caspas pode ser um agravante para a oleosidade nos cabelos. Necessitando de produtos ou tratamentos específicos que permitam eliminar as caspas.

E  além de controlar os níveis de sebo produzidos, e também acabar com um problema que pode afetar a estética que são os pontos brancos em meio às madeixas.

Uma dica importante, é ficar atenta à composição dos produtos capilares. Evite produtos que contenham óleo mineral em sua fórmula, e opte por óleos de origem 100% vegetal, ok?

Espero que tenham gostado das dicas!

Be the first to comment

Comentários