Aprenda a se vestir para uma entrevista de emprego

Quem vai ha uma entrevista de emprego, precisa ficar atento em como se vestir. Pois a roupa pode causar uma boa ou péssima impressão. Muitas vezes o excesso pode não ser a alternativa na hora de concorrer uma vaga no mercado de trabalho.

Como se vestir em uma entrevista de emprego

Durante esta reunião é feita várias avaliações, inclusive entre elas como o candidato vai ser apresentar para a empresa. De qualquer forma, a roupa pode ser a menor da preocupação, mas na realidade importa e muito.

A regra para quem tem dúvida sobre o que vestir é verificar o tipo de roupa que os profissionais da empresa utilizam. Uma ideia é se informar sobre o vestuário do departamento que você pode trabalhar.

Para facilitar a entrevista de emprego, pesquise pelo perfil da empresa, antes da entrevista. Aproveite as redes sociais ou peça sugestões de candidatos que já trabalham por lá. A ideia é saber como estas pessoas sem vestem no dia a dia. Com estas informações você deve seguir como parâmetro.

Normalmente, as construtoras, os escritórios ou bancos, e empresas de setor financeiro preferem a formalidade. Neste caso, as peças de roupa possuem um tom sóbrio. Neste ambiente é comum ver ternos, roupas sociais, sapato de couro ou blazer. No verão é possível optar por uma blusa de seda ou saia lápis, sem esquecer-se do salto ou sapato social nos pés.

Mas os locais que apresentam hábitos mais flexíveis ou descolados a vestimenta pode seguir um padrão mais informal, mas sem exageros. No geral, independente do ambiente, procure não usar roupas amassadas, com detalhes chamativos ou com cheiro. Neste caso, uma boa aparência é o suficiente.

Erros comuns ao se vestir na entrevista de emprego

O maior erro do profissional é na hora de escolher as roupas e acessórios. As mulheres que investem em decote ou uma saia mais curta e muita maquiagem acaba se queimando. Veja aqui no BeautyCris dicas de como se maquiar para uma entrevista de emprego, trabalho e reuniões.

Os homens pode não ter muito segredo, mas em algumas empresas é exigida uma gravata ou camisa social. Muitos não aderem a este tipo de peça e conforme a vaga pode atrapalhar a seleção.

Escolha das cores

Na hora de escolher as cores, procure evitar tons chamativos. A dica é usar os tons mais neutros, e para os acessórios, nada de pulseiras que fazem barulho.

As estampas também devem ser evitadas, mas se não for exagerado, o ideal que seja acompanhada por uma peça neutra.

Entrevista de emprego em ambiente formal

  • Mulher

A mulher pode usar calças sociais, mas também uma saia lápis ou um vestido preto básico. Neste último é preciso que o comprimento seja na altura do joelho. Além disso, as peças não podem ser agarradas.

Na parte de cima, utilize uma blusa que cubra os ombros optando por cores mais sóbrias e escuras. No pé, o salto é indicado, porém é preciso que seja confortável que não traga dificuldades.

  • Homem

O terno é a opção ideal, e as cores podem ser do azul, até mesmo um cinza mais claro.

Entrevista de emprego em ambiente informal

  • Mulher

Se a entrevista de emprego for neste tipo de ambiente é possível investir em uma saia com blusa. Porém, evite blusas com alças finas ou regatas, e escolha também peças de cores mais neutras.

  • Homem

No geral, o homem não deve dispensar o terno, a alternativa é usar sem gravata, por exemplo, terno, camisa e sem o item.  No entanto, as empresas despojadas é preciso verificar como os profissionais se vestem.

Inspiração de Looks

Looks para Mulheres

No site do NowPix, há mais informações sobre mercado de trabalho, gestão de carreira, cursos profissionalizantes e empreendedorismo. Este site, é uma boa opção para quem está em busca de recolocação profissional, ou mesmo o primeiro emprego e reciclagem profissional.

Espero que tenham gostado das dicas!

Beleza

Confira aqui no BeautyCris, algumas dicas para compor o look mais adequado para uma entrevista de emprego, em ocasiões formais e informais para homens e mulheres!