Ansiedade e preocupação andam lado a lado de mãos dadas, se você perguntar hipoteticamente para uma pessoa ansiosa se tem um tempinho livre, ela poderia simplesmente responder que no presente todo o seu tempo está pré ocupado, ou seja a ansiedade é um modo de se preocupar com coisas futuras, com algo que nem chegou e não há certeza que chegará, mas a ansiedade faz esse tipo de pensamento tomar todo o tempo psicológico da pessoa.

A Ansiedade

Uma pessoa ansiosa ocupa tanto o seu tempo com o “amanhã” que deixa de viver o hoje, deixa de planejar sua vida no presente e tenta inutilmente adivinhar como será suas ações no futuro, ai surgem diversas indagações como: será que vou conseguir?como será a reunião de amanhã? serão que consigo aprovação, será que estou pronta para esse desafio?…e assim por diante, percebe aqui que a pessoa não está se preparando de fato para novos desafios e acontecimentos em sua vida, a melhor maneira de “adivinhar” o futuro, é viver o presente, é no presente que suas ações podem ser corrigidas e, uma pessoa ansiosa normalmente costuma não ter tempo, sempre está com tarefas acumuladas, sempre correndo para os compromissos e principalmente sempre correndo contra o tempo perdido com as pré ocupações e, isso reflete tanto no corpo, quanto na mente através de cansaços, dores, doenças, tristezas e outros males da vida moderna.

Como diz aquela canção do Zeca Pagodinho “deixe a vida me levar, vida leva eu..”  devemos nos preocupar menos, não que devemos deixar a vida a Deus dará, mas deixar a vida te levar, é compreender que só existe vida no presente, é só no presente que estamos vivos, logo é aqui que devemos mudar nossas ações, desacelerar, viver mais, mudar habitos e, ter controle maior do nosso tempo.

Como controlar a ansiedade

Como controlar a ansiedadePopularmente podemos dizer que a ansiedade é aquela pulga atrás da orelha, sempre nos alertando com pensamentos negativos sobre possíveis situações de perigo, deixando a pessoa em constante estado de alerta, deixando a pessoa com medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo.

A ansiedade tem vários graus e fatores de origem, pode estar relacionada a um trauma, onde a pessoa vivenciou uma sensação real de perigo e estresse ou pelo acúmulo de compromissos e obrigações  tão natural da vida cotidiana.

Uma maneira saudável de controlar a ansiedade é através da pratica de exercícios físicos, esse por sua vez obriga a pessoa a mudar alguns hábitos tão nocivos quanto a própria ansiedade como: sedentarismo, má alimentação e pouco tempo reservado somente para si. A prática de exercícios eleva a produção de serotonina pelo organismo, essa substância é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal e sensibilidade, aumentado a  sensação de prazer.

É claro que nem todo mundo tem muita disposição para a prática de exercícios físicos ou mesmo não tem muito tempo disponível para ir em uma academia, mas é possível praticar exercícios físicos com pequenas mudanças de hábitos. Para quem utiliza transporte público, opte em descer dois ou três pontos antes e completar o percurso caminhando, no trabalho de preferência para o uso de escadas e pequenas tarefas do dia a dia como ir ao supermercado, farmácia e padaria.  Substitua o carro pela caminhada, somando a isso a mudança alimentar, evitar pensamentos negativos, planejar o tempo e suas tarefas, saber dizer não, não acumular tarefas e compromissos acima de sua capacidade, reservar um tempo para leitura, pode ser um livro, uma historia em quadrinhos, uma revista, ouvir músicas e principalmente deixar um tempo para o silencio, pode ser uma meditação ou apenas não pensar e se pré ocupar com o futuro.

Para os casos mais graves não deixe de procurar ajuda profissional e descubra que controlar a ansiedade, abre uma grande porta para aproveitar as coisas boas da vida.