Como fazer a shampoozada no cabelo? O que é? Riscos e cuidados

Para que serve a shampoozada? Como fazer em casa? Quais cuidados devo tomar? Incompatibilidade? Saiba tudo sobre esta técnica de clareamento e os melhores produtos que já usei para não danificar tanto os cabelos.

Afinal, o que é shampoozada?

Então, a shampoozada ou soap cap (limpeza de cor)  é um método de desbotamento dos fios, que serve para remover pigmentos artificiais dos fios.

Trata-se de um procedimento que tende a “agredir menos” os fios, do que um clareamento forte realizado somente com água-oxigenada e pó descolorante. Conseguindo clarear de 1 até 2 tons, dependendo do cabelo.

Indicação:

É indicado para clarear a cor dos cabelos tingidos que ficaram muito escuros, ou mesmo para clarear a cor dos cabelos virgens.

Riscos:

Assim como toda química, existe sim, riscos e incompatibilidades. Afinal, trata-se de uma descoloração, mesmo que   “mais suave”.

Além disso, alguns tipos de alisamentos, como tioglicolato de amônia, henê, guanidina e escovas progressivas com base ácida são incompatíveis. O uso indevido pode causar corte químico.

Como fazer a shampoozada no cabelo?

Então, para realizar a mistura, não uso shampoo antiresíduos e sim um shampoo com ação bem hidratante. Os melhores shampoos que já usei até o momento foram:

Gosto de usar 2 marcas de pós descolorantes: o Yamá Ametista e o Lightner Diamond da Cless. No entanto, se fosse para escolher somente um, fico com o Lightner Diamond da Cless. O pó é azul com micro brilhos, a fragrância é suave, não incomoda.

Já a água-oxigenada que gosto de usar é da Igora Royal e a da Acquaflora ambas de 20 volumes. Junto à mistura sempre coloco um fio de óleo de coco da marca Copra ou algum óleo vegetal.

Qual é a medida para fazer a shampoozada?

Em um recipiente coloquei:

  • 2 medidas de água-oxigenada;
  • 1 medida de pó descolorante;
  • 2 medidas de shampoo hidratante;
  • 1 fio de óleo vegetal.

Misturei todos os produtos até ficarem com uma textura homogênea. Apliquei no cabelo seco, mecha a mecha. Deixei agir por cerca de 25 minutos, observando sempre os fios, o grau de clareamento até atingir o tom desejado.

Após o enxágue, fiz um tratamento com a Linha completa Match SOS Reconstrução O Boticário. Este tratamento é ótimo para o meu cabelo. O spray de proteína desta linha é sensacional!

Resultado no meu cabelo:

Antes de fazer o”soap cap” meu cabelo estava num tom ruivo bem alaranjado. Na imagem abaixo, o resultado. Para deixar o tom amarelo mais vibrante usei o tonalizante Plutonic Yellow da Keraton. Olha só:

*Lembrando que meu cabelo não está mais nesta cor, atualmente estou usando a Igora Royal 7.65+7.77+8.77 com oxidante de 20 volumes. 

Quais cuidados devo tomar antes e depois da shampoozada?

Primeiramente, faça o teste de mechas sempre!

Antes de qualquer procedimento químico, seus cabelos precisam estar em boas condições. Ou seja, nada de fazer com os cabelos fracos, elásticos e quebradiços, senão a situação tende a piorar. O resultado pode ser um corte químico!

Mesmo estando com os cabelos saudáveis, aconselho sempre um tratamento potente pré química e no pós química tratamentos fortalecedores.

Enfim, em todas as técnicas  de clareamento, o resultado dependerá muito da intensidade de cor que está nos seus fios, e em alguns casos será necessário + aplicações. Por isso, invista em produtos com qualidade sempre.

Procure um profissional de sua confiança para realizar este procedimento, caso você não se sinta segura para realizar em casa!

Então, vocês já fizeram shampoozada ou outra técnica de desbotamento? Conseguiram um bom resultado?