Cronograma Capilar: Como montar um que atenda às suas necessidades?

Cronograma Capilar focado em crescimento? Para cabelos porosos? Oleosos? Como montar um cronograma de maneira prática e fácil que atenda suas necessidades?

Afinal, o que é o Cronograma Capilar?

Oi gente, tudo bom? Para quem não sabe, o Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados capilares, que intercala 3 tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Ou seja, cada etapa do cronograma é de uma certa forma uma solução para o cuidado dos fios. Trata-se de uma rotina indicada para todos os tipos de cabelos, independente de sua curvatura.

Sabemos que os fios podem ficar danificados por diversos fatores, como por exemplo: procedimentos químicos, ferramentas de calor, poluição, sol, cloro, etc.

E esse tratamento tem a proposta de suprir as necessidades dos fios. Como por exemplo, repõem a água, lipídeos, nutrientes perdidos, estabilizam o ph.

Se você fizer direitinho, de forma contínua, o resultado é realmente eficaz, viu?

Para que serve a hidratação, nutrição e reconstrução?

De forma resumida, a hidratação serve para repor a água, quando o mesmo está ressecado e sem brilho.

A nutrição é responsável por repor lipídios aos cabelos, quando os fios estão porosos, com excesso de frizz, ressecados.

Além disso, você pode incluir umectações na sua rotina e substituir o creme de nutrição. Dá para fazer umectação com óleos vegetais, como óleo de coco, de argan, girassol, macadâmia, linhaça, oliva.

Já a reconstrução age na reposição de proteína, especialmente queratina.Ou seja, adiciona proteínas ao seu cabelo, repõe massa. Deve ser feita a cada 15 dias, ou pelo menos 1 vez ao mês.

Como fazer?

Então, o cronograma oficial, é composto por oito hidratações mensais, três nutrições e uma reconstrução. Com intervalo de 48 horas entre cada procedimento.

No entanto, você pode adaptar a rotina às suas necessidades. Ou seja, você deve saber qual é a sua necessidade. Dessa forma, você vai ter que analisar os seus fios, se estão porosos, secos, oleosos, etc.

Por exemplo, no meu caso, meus fios são mais ressecados. Então, para o meu tipo de cabelo, incluo na rotina mais nutrições. Agora, se você possui o cabelo mais oleoso, o ideal é incluir mais hidratações, entenderam?

Cronograma Tradicional:

Primeira Semana: Hidratação, Hidratação, Nutrição

Segunda Semana: Hidratação, Hidratação, Nutrição

Terceira Semana: Hidratação, Hidratação, Reconstrução

Quarta Semana: Hidratação, Hidratação, Nutrição.

Cronograma Focado em Crescimento Capilar

Além de seguir o cronograma direitinho, é importante procurar produtos que contenham ingredientes para acelerar o crescimento dos fios. Como por exemplo, a biotina e a vitamina b6, pois proporcionam resistência, força e maleabilidade aos fios.

Quanto tempo deve durar?

O cronograma deve ser realizado por até 6 meses. No entanto, algumas pessoas não têm a necessidade de parar o tratamento, pois os fios não ficam oleosos ou pesados.

No meu cabelo, por exemplo, mantenho uma rotina que inclui hidratação e nutrição, para manter os fios mais hidratados, sem frizz e menos porosos.

Resultados?

Os resultados podem ser notados no primeiro mês de tratamento. Se você está com os fios muito danificados, pode demorar um pouco mais.

Resumindo:

  • Mantenha uma alimentação balanceada, e uma rotina de cuidados capilares, e a cada lavagem use um produto especifico que vai repor o que o seu cabelo precisa.
  • Dá para fazer em casa, de forma fácil, como um complemento aos tratamentos que você faz no salão.
  • Diversas marcas possuem produtos específicos para todos os bolsos.
  • O propósito do tratamento é intercalar hidratações, nutrições e reconstrução, simples assim!
  • Já ouviu o ditado popular “A pressa é inimiga da perfeição”, pois bem, os resultados vão aparecer com o uso contínuo. Devagarzinho você vai observando como seu cabelo reage ao tratamento. Dessa forma, você vai conhecendo o que funciona e o que não funciona, até chegar numa rotina que vai atender de fato às suas necessidades.

Por: Cris R. Feller 1257 Artigos
Olá, eu sou a Cris!E estarei aqui todos os dias para falar com vocês sobre tendências, beleza, maquiagens, resenhas, cuidados com os cabelos, lançamentos e muito mais! Me acompanhe!