Para quem sofre de alergia a maquiagem, sabe que é algo muito grave e inconveniente, pois dificulta muita na escolha dos produtos anti-alérgicos.

Com o avanço na tecnologia dos cosméticos, hoje existem muitos produtos anti-alérgicos como esmaltes, bases, batons e lápis para nos deixar linda e cheia de confiança.

Maquiagem anti-alérgica

Normalmente a alergia a maquiagens ocorre por sensibilização, ou seja, após muitos anos de uso. Isso ocorre pois a cada contato a substância vai “sensibilizando” o organismo.

E nosso organismo produz anticorpos que podem gerar a alergia depois de algum tempo. Para evitar esse terrível incômodo precisamos ficar atentas as composições químicas de nossas maquiagens, pois não queremos chegar em uma festa de cara pálida não é!

Uma recomendação é sempre procurar um dermatologista que lhe dará orientações especificas de acordo com o seu organismo. E os produtos que poderão lhe provocar reação alérgica.

Maquiagem mineral

Uma solução para mulheres alérgicas ou sensíveis é a chamada maquiagem mineral. A maquiagem mineral contem em sua fórmula ativos naturais e de tratamento.

Uma das vantagens da maquiagem mineral para mulheres alérgicas é que as maquiagens minerais não apresentam pigmentos sintéticos, são ricas em oligoelementos, como zinco, magnésio e cobre, que equilibram a função barreira da pele, e em sua maioria, são livres de fragrância e parabenos.

Dicas de Maquiagem para alérgicos

Esmaltes anti-alérgicos

Hoje ficou mais acessível encontrar esmaltes especiais para pessoas alérgicas como das marcas Artdeco, Revlon, Colorama e Risque.

Os produtos importados como as marcas francesas são proibidas por lei em colocar em seus esmaltes as substâncias que dão alergia. As americanas seguiram a mesma tendência e certamente devido a grande demanda. E as marcas nacionais vão aderir esse procedimento mesmo sem a exigência de leis especificas, mais por escolha dos consumidores.

Outras dicas

Fique atento ao uso de demaquilantes e sabonetes para limpeza. Muitas vezes são eles, e não as maquiagens, que causam alergia.

Cuidado também com pincéis, esponjas e aplicadores. Se não estiverem limpos e secos, podem causar alergia devido à presença de fungos e bactérias. Verifique a validade de suas maquiagens.

É comum que mulheres alérgicas desenvolvam novas alergias a diferentes maquiagens ao longo do tempo, mesmo àquela velha companheira que não sai da sua bolsa.

Existem pessoas que podem desenvolver alergia à maquiagem mineral, mesmo esta sendo natural. Se a pessoa tiver predisposição à alergia, é importante fazer o teste de contato caseiro.

Maquiagem para alérgicos

Coceira e ressecamento podem indicar falta de hidratação e não alergia. Além disso, pele oleosa também pode ser alérgica.

Evite usar maquiagens sem descrição da composição no rótulo. Caso tenha uma crise alérgica, essa informação é essencial.

Procure produtos que não obstruam os poros – os cremes e pós não comedogênicos. Assim, a pele respira melhor e previne-se o aparecimento da acne.

Dicas de maquiagens para alérgicos

Quando ocorrer uma crise alérgica, observe como se dá a irritação, quando ocorre e após qual cosmético ela começou. Isso vai ajudar seu médico a identificar a substância alergênica.

Evite sair ao sol quando a pele estiver irritada.

Dê preferência a produtos sem fragrância. O perfume, assim como os corantes e os conservantes, são altamente irritantes.

Espero que tenham gostado das nossas dicas!