Escova Orgânica é boa? Alisa os cabelos? Tem formol? É orgânica mesmo? É indicada para qual tipo de cabelo? Saiba Mais!

O que é a Escova Orgânica?

A Escova Orgânica está ganhando a cada dia mais adeptos. Mas será que ela é boa mesmo? É realmente orgânica?

A cada dia surge um novo produto no mercado, prometendo inúmeros benefícios. Em se tratando de produtos para deixar os cabelos lisos a procura é ainda maior.

O nome Escova Orgânica, nos faz pensar em algo orgânico, natural, saudável, não é mesmo?  No entanto, a maioria das escovas orgânicas possui substâncias químicas.

Se um produto tem o nome orgânico, teoricamente teria que conter em sua formulação produtos naturais. Mas na prática o negócio não é bem assim.

Escova Orgânica Alisa os cabelos? Tem formol?

A Escova Orgânica é um tipo de escova progressiva, e em sua maioria é a base de ácidos, simples assim. Depois da proibição do formol, as escovas ácidas vêm ganhando o mercado brasileiro.

Ah, confira o nosso artigo sobre Escovas ácidas e veja como ela age nos fios. Dependendo dos ácidos utilizados em sua composição pode alisar sim.

As marcas usam o nome “orgânico” para agregar valor ao produto. Contudo, não podemos afirmar que a composição de um determinado produto não tenha origem orgânica. Mas podemos ter dúvidas sobre o seu real benefício.

Se a marca X, afirma que o produto é orgânico, ela pode não estar mentindo. Por outro lado, o consumidor precisa entender que o simples fato de algo ser orgânico, natural ou vegano, não quer dizer que não faz mal.

O próprio ácido glioxílico ( que foi proibido em escovas progressivas) é orgânico, (e o veneno de cobra também é orgânico). E sendo orgânico pode ter esta denominação, entende?

É preciso desmistificar que produtos químicos são ruins, enquanto os orgânicos são bons e não faz mal. Pois todos resultam de um processo químico.

Nenhuma escova tem o poder de alisar se não tiver um ativo alisante

Uma informação que tem confundido demais a cabeça das consumidoras é o termo “alisar os cabelos sem química”.

Se a marca Y, promete alisamento “sem química”, há de se prestar atenção a quais químicas ela está se referindo, uma vez que todo produto industrializado é um composto químico.

Algumas marcas prometem alisamento, redução de frizz, do volume. Agora reflitam comigo, como isso é possível, alisar de fato os cabelos se o produto não tem “química”? É mágica?

A importância de fazer o teste de mechas

Se algumas escovas orgânicas se dizem compatíveis com todas as químicas, não haveria necessidade de fazer o teste de mechas, certo? Errado!

É necessário sim fazer o teste de mecha antes da aplicação, pois trata-se de  um composto químico que transforma a estrutura do cabelo. E eles precisam estar em condições para receber a química.

Dessa forma, você vai saber se os seus cabelos conseguem suportar o procedimento. Apesar de ser importante, o teste da mecha é pouco realizado.

É através do teste que é possível descobrir alguma sensibilidade aos componentes do produto, e evitar algum tipo de reação alérgica, e possíveis danos aos cabelos, como o corte químico por exemplo.

Se durante o teste você sentir coceira, irritação ou qualquer outro tipo de reação, não aplique o produto nos fios, ok?

Enfim, quero deixar bem claro, que a intenção deste artigo não é indicar uma marca x ou y, ou muito menos criticá-las. O propósito deste artigo é fazer uma reflexão sobre este tipo de produto, e como algumas marcas omitem em suas embalagens que este tipo de produto trata-se na verdade de um tipo de escova progressiva à base de ácidos.

Deixando claro estas informações nas embalagens, e principalmente suas incompatibilidades, acredito que o consumidor final  ficaria um pouco mais atento na hora de escolher seus produtos, comprando de forma mais consciente pois já sabe os possíveis riscos.