Escovas Ácidas: Vale a pena usá-las? Estraga os cabelos?

Oi gente, tudo bom? No artigo de hoje vou falar sobre Escovas ácidas. Será que elas estragam mesmo os cabelos? Será que elas são tão nocivas quanto o formol? Saiba Mais!

Escovas ácidas estragam os cabelos?

As Escovas Ácidas ou Escova Progressiva á base de ácidos, vem ganhando novos adeptos com o passar dos anos, depois da proibição do formol.

E alguns estudos apontaram que, o uso de alisantes proibidos como o formol ou o ácido fórmico, o glutaraldeído, o ácido glioxílico, estimulavam a degradação dos fios em médio prazo. Isto se dá em decorrência da impermeabilização dos fios e da acidificação da estrutura capilar, já que esses ativos atuam num  pH normalmente muito baixo.

Em alguns casos, as conseqüências apareciam entre a 3ª ou 4ª aplicação, ou mais.

Essas más conseqüências se anunciam, quando a formação de pontes metilênicas (no caso do formol) e de pontes etilênicas (no caso do ácido glioxílico) estimulam a formação de ácido cistêico.

Promovendo um desequilíbrio físico-químico à fibra. Diminuindo muito a resistência mecânica do cabelo a outros processos químicos como colorações e clareamentos. ( Fonte: Celso Martins Jr.)

Entende-se que, assim como o formol, as conseqüências das escovas ácidas vêm em médio e longo prazo. Os fios vão ficando mais ralos e fininhos.

Num primeiro momento o cabelo pode ficar com uma aparência de bem cuidado, macio, hidratado. Mas sabemos que não existe progressiva que hidrata.

Algumas fórmulas misturam cremes reconstrutores, e hidratantes, e algumas usam o ácido hialurônico ( este não têm o poder de alisar os cabelos)  e a carbocisteína ( sozinha não têm o poder alisante) e dão a impressão que o cabelo está hidratado. O cabelo pode até ficar brilhoso. Mas o brilho não é sinal de cabelo hidratado e saudável.

Escovas Progressivas ácidas e suas incompatibilidades

As escovas ácidas são incompatíveis com: pó descolorante, hena em pó ou creme, henê.

Outras químicas como tioglicolato, amônia, guanidina, são químicas que são incompatíveis e podem causar a queda dos cabelos, se usados de forma inadequada.

Como trocar a escova progressiva ácida por outro tipo de alisamento?

escovas-acidas-estraga-o-cabelo Escovas Ácidas: Vale a pena usá-las? Estraga os cabelos?

Se você usou ou usa escovas ácidas e quer trocar o tipo de alisamento, procure um profissional capacitado para lhe orientar.

É importantíssimo que haja uma análise do seu tipo do cabelo, da freqüência do uso de escovas ácidas, bem como do ativo que foi aplicado, do histórico do cabelo,  das condições gerais do seu fio, e do resultado que se pretende obter.

É necessário, fazer um trabalho de recuperação desta fibra capilar com produtos específicos, até atingir a recuperação significativa, para só assim fazer um novo tipo de alisamento, ok?

Vale lembrar que existem alternativas seguras e regulamentadas para fazer alisamentos capilares. Sem fazer uso de formol, ou de derivados de formol, beleza?

Existem substâncias ativas específicas com propriedades alisantes, como:  hidróxido de sódio (indicado para cabelos crespos); tioglicolato de amônio (indicado para cabelos ondulados e coloridos); tioglicolato de AMP (indicado para cabelos que sofreram com outros processos químicos); e cisteamina de sódio (usado para cabelos crespos, cacheados e ondulados).

A importância de buscar orientação com um bom profissional

escova-ácida-beautycris Escovas Ácidas: Vale a pena usá-las? Estraga os cabelos?

A escolha de um profissional capacitado para avaliar os seus cabelos é essencial para manter as madeixas saudáveis e bonitas.

Só que por muitas vezes, este profissional é deixado de lado. E isto pode incluir diversos fatores, como por exemplo: falta de condições financeiras para bancar um alisamento feito no salão. Ou até mesmo por falta de acesso a este tipo de profissional.

Atualmente, temos diversos produtos para alisar os cabelos, disponíveis em perfumarias, para quem quiser comprar. E a aplicação destes produtos, pode ser feita em casa, sem ajuda de um profissional.

Se você quiser aplicar alisamentos em casa, fica por sua conta e risco. Em alguns casos, dão certo, mas se der errado, não adianta chorar na cadeira do cabeleireiro, viu?

O profissional, não pode ser lembrado somente quando acontece uma caca das bravas. Este profissional tem que fazer parte de todo o processo de embelezamento das madeixas.

Por isso, é importante pensar o que você quer para os seus cabelos, e qual é o resultado que você espera. Leia e pesquise sempre!

Quero deixar bem claro, que a intenção deste artigo não é indicar uma marca x ou y, ou muito menos criticá-las.

O propósito deste artigo é fazer uma reflexão sobre este tipo de produto, e sobre o que você quer para o seu cabelo, beleza?

E você, já fez ou faz uso de escova ácida? Compartilhe sua experiência com nossas leitoras!