Rugas e sinais de envelhecimento: causas e tratamentos

4 anos atrásBeleza

Terror para alguns, sinal de experiência para outros. Rugas são sulcos que vão surgindo na pele com o passar do tempo. Isso se deve a diminuição de colágeno e elastina que os tecidos vão perdendo, especialmente a partir dos 30 anos.

Dicas para suavizar rugas e marcas de expressão no rosto

Geralmente, surgem em partes do corpo que estão mais expostas ao sol, como rosto e mãos. Quanto à classificação, existem dois tipos: as de expressão e as estáticas. O primeiro é criado ao longo da vida pela repetição de determinadas expressões; o segundo, pelo envelhecimento natural da pele.

Há uma gama de fatores que pode ajudar ou atrapalhar a chegada das tão temidas marcas de expressão. Ela passa por fatores genéticos, como hereditariedade e o tipo de pele – pessoas com peles mais escuras ou mais oleosas são menos propensas a desenvolver rugas – e chega às escolhas diárias, como a exposição solar, alimentação, tabagismo e álcool, até os tipos de penteado.

Dicas para suavizar rugas e marcas de expressão no rosto

Portanto, embora seja inevitável passar pela experiência, atualmente existem formas de retardar o aparecimento e tratamentos para suavizar as existentes. Seguem agora algumas dicas para quem quer aprender a viver bem com sua pele, mas é importante nunca esquecer que o melhor tratamento sempre será dado por seu dermatologista de confiança.

Como evitar ou amenizar as rugas e sinais de envelhecimento

Alimentação: já diz o ditado que somos o que comemos. Então, adicionar hábitos saudáveis como beber bastante água, comer mais alimentos com Ômega-3, como peixes de águas frias e linhaça, além das frutas e verduras é prioridade para quem quer ter uma pele saudável. A água ajuda a manter a hidratação, o Ômega-3 exerce função anti-inflamatória e as verduras contem antioxidantes que combatem os radicais livres.

Estilo de vida: nossa pele contará que tipo de vida escolhemos. Por isso, não deixe de dormir bem – o excesso de cortisol das noites mal dormidas destrói o tecido celular – e de preferência de barriga para cima, para não desenvolver “linhas de sono”. Se você tem sentido dificuldades de enxergar, não deixe para lá: aquela contração da região dos olhos para ver perfeitamente pode sobrecarregar a região, criando as marcas. Por fim, abra mão do cigarro. Aumenta a cada dia o número de estudos que comprovam que o tabaco libera uma enzina que deteriora o colágeno e a elastina, envelhecendo precocemente a pele.

Estética: o maior segredo para manter a pele bonita é evitar expô-la ao sol sem proteção. O filtro solar, de mínimo 30 FPS, deve ser usado todos os dias. A maneira certa de aplicá-lo é pela manhã e retocar na hora do almoço e no fim do dia. Some a isso uma loção ou creme hidratante adequado à sua idade, além de sempre retirar a maquiagem do rosto, usando demaquiante ou sabonete de bebê. Também tire alguns minutinhos do dia para fazer exercícios faciais. Eles geram controle e fortalecimento dos músculos, diminuindo o surgimento de linhas de expressão.

Para tratar as rugas e sinais de envelhecimento

Remédios caseiros como óleos de linhaça, rícino e coco, abacaxi e mamão papaia, claras de ovos, leite, mel e iogurte são alguns dos ingredientes que podem ser usados em misturas caseiras para hidratar e manter o colágeno na pele. Já na área alopática de tratamentos, temos peelings químicos, botox, patches antirrugas, eletroestimulação, também conhecida como estimulação russa, cremes com DMAE, carboxiterapia, laser fracionado, entre outros. Eles trabalham em áreas como a produção de colágeno e a renovação dos tecidos faciais. A acupuntura também é indicada para suavizar as rugas, estimulando a circulação e oxigenação da pele.