O segredo da felicidade existe ou a alegria é virtual?

O Segredo da Felicidade Existe? Bom, vamos recorrer um pouco a filosofia  de René Descartes (1596 – 1650) Cogito, ergo sum significa “penso, logo existo“; ou ainda Dubito, ergo cogito, ergo sum: “Eu duvido, logo penso, logo existo“.

É  uma conclusão do filósofo e matemático francês Descartes alcançada após duvidar da sua própria existência. Mas comprovada ao ver que pode pensar e, desta forma, conquanto sujeito, ou seja, conquanto ser pensante, existe indubitavelmente.

Descartes pretendia fundamentar o conhecimento humano em bases sólidas e seguras (em comparação com as fundamentações do conhecimento medievais).

O que é felicidade?

Ou seja, o segredo para a felicidade está naquilo que pensamos. Mas não é algo tão simples, se não, os livros de auto-ajuda teriam todas as respostas.

Quando lidamos com o pensamento, também estamos falando do modo como vemos o mundo e aquilo que nos rodeia e dá sentido.

E para mudar um simples pensamento, é necessário muita força de vontade. Pois as vezes precisamos sim mudar o mundo, o mundo que concebemos em nossa mente.

Algo que gera muita confusão é a definição de felicidade e alegria “A alegria é um estado passageiro relacionada diretamente ao humor,  o sorriso etc.

O que leva muitas pessoas comprar um determinado produto para ser feliz, mas na verdade está comprando momentos de alegria, é ai que surge as grandes frustrações nas pessoas, momentos de depressão e diminuição na auto-estima.

Portanto o segredo para a felicidade parte do interno para o externo. E tem muito a ver com nossa criação, com os valores que concebemos.

Valores morais e culturais é a primeira coisa para buscar o segredo para a felicidade é se perguntar se está feliz, se sente bem com suas conquistas, elas realmente falam sobre a sua realidade? Com isso começa a pensar sobre si “penso, logo existo” e de que forma estou existindo, essa é a grande questão.

A resposta para a felicidade

As respostas não vêm de forma tão simples. E  muitas vezes há necessidade de buscar ajuda com profissionais da psicologia ou mesmo da religião.

O importante é não tentar resolver tudo sozinho  e não acreditar em fórmulas prontas de auto-ajuda sobre a felicidade.

Pois não existe um manual para ser feliz, como também não há um manual para a vida. Costumo dizer que a melhor maneira de ser feliz e viver um dia de cada vez, é não entrar no ciclo da ansiedade. Pois a ansiedade é um dos grandes males da sociedade moderna, vivemos em um mundo cheio de imediatismo e pressões.

A felicidade virtual

Hoje vivemos uma profunda fusão entre o real e virtual, nossas vidas, se passam em redes sociais, começamos e terminamos amizades em apenas um clique. Nosso álbum de fotografia e opiniões, se transformaram em bits e bytes tão passageiros como nossas emoções.

Nesse novo e antigo mundo virtual, aquilo que estava somente em nossa mente, se transferiu para um novo lugar, que nem ao certo sabemos onde fica.

Em um mundo onde nada é palpável, nada é real, tudo que nele produzimos, não consegue nos conter, nos satisfazer e dar sentido.

Entramos em um novo ciclo vicioso de nossas vidas. Mas podemos ser anônimos por um instante, se passar por outra vida. E até dizer em comentários, palavras, que nunca ousaríamos dizer em voz alta.

Muitas vezes nesse novo mundo, não conseguimos ser tão felizes como nossas selfies. E podemos cair na tentação de se sentir ofendido com a felicidade do outro, seja por sua aparência, suas conquistas.

Afinal, nesse mundo virtual, palavras de ódio e intolerância, brotam como flores. E, você, consegue ser alegre, com a felicidade do outro?

Cristiane Corrêa
Escrito por: Cris Corrêa
Olá, Eu sou Cris Corrêa. Estarei todos os dias aqui com vocês para falar sobre beleza, maquiagens, resenhas, cuidados com os cabelos, lançamentos e muito mais! Me acompanhe!

Facebook · Contato · Anuncie

Por que não me sinto bem mesmo estando maquiada? Não se sentir bem mesmo estando maquiada é algo que afeta muitas mulheres. O gostar de si mesmo e de suas características é um exercício diário, uma v...
Obesidade no Brasil | Um Caso de Saúde e Bem Estar Estima que no Brasil sejam mais de 32% da população adulta apresenta um grua de excesso de peso. Sendo que, 25% são consideradas obesas ou seja, estão...
Escutar não é ouvir |Precisamos aprender a escutar Escutar as pessoas nem sempre é fácil. As vezes é tão chato aguentar o falatório que dá até vontade de usar um protetor auricular só para se proteger ...
Afinal o que é Toxina botulínica (Botox) e suas indicações? Saiba mais sobre um dos mais conhecidos procedimentos estéticos, a aplicação de botulínica (Botox) pela incansável busca pela beleza e a juventude ete...

Seja o primeiro a comentar

Comentários