Trabalhar em casa pode ser mais difícil do que parece!

Trabalhar em casa pode ser mais difícil do que parece!

Trabalhar em Casa: Com um contingente crescente de pessoas que buscam na informalidade uma opção de renda, o trabalho em casa vem ganhando a preferência dos brasileiros.  Quem vê de fora, acredita que o trabalhador home office tem uma vida fácil, afinal, é dono do próprio negócio. Trabalha na hora e no dia que quiser, além de não precisar sair de casa. Mas, a realidade desses empreendedores, pode ser bem diferente.

Trabalhar em casa

Então, para quem está saindo do mercado de trabalho formal, e domina alguma expertise, já pode ser uma grande vantagem. Para quem não se encaixa nesse perfil, não se desespere. Afinal, sempre há tempo para buscar novos conhecimentos.

Profissional das áreas de tecnologia e comunicação estão entre os que encontram as melhores oportunidades para trabalhar em casa.  Isso porque, é um mercado bastante abrangente e em crescimento. Além disso, em alguns casos, é possível a execução das tarefas à distância.

Vantagens e desvantagens do trabalho home office

Como já abordamos, nem tudo são flores, nesse tipo de atividade. Antes de tudo, precisamos definir que há dois tipos de trabalhos home office. O primeiro, trata-se daquele empreendedor, que faz de sua residência, apenas uma referência. Ou seja, ele trabalha a partir de casa, e não em casa. Nesse caso, podemos citar as revendedoras de produtos de beleza. Já, o segundo, a residência é de fato, o seu local de trabalho.

Independente de qual for a sua opção, para ter êxito em sua jornada, é preciso antes de mais nada, ter muito foco e profissionalismo. Mesmo que, não há aquela rotina de sair de casa, e ter uma jornada de trabalho fixo, o trabalho home office, deve ser visto como um trabalho como outro qualquer.

Além disso, é preciso encarar com muita seriedade as tarefas e compromissos assumidos. Isso porque, os surgimentos de distrações são inevitáveis. Além disso, manter o foco estando em casa, é muito complicado.

Uma maneira de resolver essas distrações é reservar quando possível um espaço exclusivo da casa para trabalhar.

É importante que esse ambiente seja tranquilo e bem organizado. Afinal, passará boa parte do seu dia nele.

Qualidade de vida ao trabalhar em casa

Então, para quem está acostumado com muitas interações pessoais, trabalhar a partir de casa pode ser uma jornada bem solitária. Esse tipo de queixa é recorrente entre os trabalhadores informais. É importante buscar momentos de lazer e dar uma atenção especial à saúde mental.

O sonho de muitas pessoas é serem donos do próprio negócio e trabalhar na hora que quiserem. Mas, para o que se percebe na prática é que, a relação entre tempo e momentos de folgas, nem sempre se equalizam.

Isso porque, para dar conta das dívidas, bem como, ter um pouco de lucro, muitas pessoas se vêem obrigadas a sacrificar boa parte do seu tempo. Portanto, organização é fundamental, mas nem sempre isso basta para garantir momentos de folgas.

Gestão financeira

A vida financeira é um grande desafio para o trabalhador home office. Isso porque, principalmente nos primeiros meses, muitas pessoas podem ter dificuldades de garantir um bom rendimento. A sensação de viver em uma verdadeira gangorra, ou melhor, na corda bamba, pode gerar momentos de grandes aflições.

Em muitos segmentos da economia trabalham com sazonalidade. Ou seja, em alguns meses há mais demanda que outros. Nesse caso, gerenciar o lucro dos meses de alta demanda, fará que, passe tranquilo nos períodos de maior inatividade.

Além disso, na gestão financeira é preciso incluir os gastos pessoais relacionados ao seu trabalho. Um exemplo são as despesas com alimentação, transporte e saúde. Isso porque, principalmente para quem vem do mercado de trabalho formal, não costumam inserir esses valores na soma do salário.

Então, gostou das informações contidas nesse post sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar a partir de casa?

Acompanhe também as próximas postagens e fique por dentro de todas as informações sobre as formas de ganhar dinheiro com as vendas diretas.