O que você precisa saber antes de pintar o cabelo de loiro

Tudo que você precisa saber antes de pintar o cabelo de loiro. Neste post compartilharei a minha experiência após ficar 5 anos loira. Será que valeu à pena? Quais as vantagens e desvantagens?

O que devo saber antes de pintar o cabelo de loiro?

Como sabemos há toda uma glamourização nos fios loiros, uma vez que a cor chama atenção, além de estar associado ao visual de grandes artistas e celebridades.

Existem vantagens e desvantagens de pintar os cabelos de loiro, ainda mais se você tem o cabelo natural escuro, onde o trabalho é redobrado.

Quais são as vantagens e desvantagens de ser loira?

É fato que os fios loiros iluminam o rosto, destacam o tom da pele e levantam a autoestima. Quando coloria os fios de loiro me sentia mais poderosa e com a auto estima nas alturas. Quem já pintou os cabelos de loiro, assim como eu,  sabe o que eu estou querendo dizer.

Pode parecer  besteira, mas mexe demais com a auto estima manter os fios claros. E quando alcançamos o tom desejado é uma felicidade danada. Tudo fica bem, a maquiagem fica linda, destaca o rosto, os cabelos chamam atenção, só que ao mesmo tempo você passa a ter uma preocupação ainda maior com os cuidados capilares.

O que devo saber antes de pintar o cabelo de loiro?
O que muitas pessoas se esquecem é que existe um tom certo para seu tom de pele.

Desisti de ser loira

No meu caso, tinha que descolori-los com frequência para manter a cor igualada da raiz e pontas, o que acabou com o meu cabelo com o passar dos anos. Ao mesmo tempo que me sentia poderosa com os fios mais claros, tinha que trabalhar dobrado para bancar os custos com salão de beleza, produtos profissionais e ainda por cima pagar um valor alto na faculdade e todos os gastos que envolve.

Chegou um momento que não aguentei mais, e quando calculei o quanto estava investindo me senti muito mal. Estava gastando muito e o cabelo ficava opaco, sem brilho e o pior, o crescimento estacionou.

Quais são as desvantagens de pintar o cabelo de loiro
A  maioria das mulheres desejam ter o tão sonhado cabelo loiro, seja através de pequenas mechas, ou mesmo em descolorir todo os cabelos e ficar platinadas.

Minha experiência

Para quem não sabe, uso coloração há muito tempo. Fiquei durante anos com os cabelo tingidos de preto azulado, até que um dia resolvi ficar loira. Procurei uma cabeleireira que me indicou o clareamento através de luzes. Depois parti para a descoloração total até ficar quase platinada.

Fiquei assim por aproximadamente 5 anos (de 2009 até 2013). Quando estava com a raiz retocada era tudo de bom,  os fios ficavam bonitos, mas para cuidar em casa  era difícil, principalmente pela raiz que crescia e dava diferença com o restante dos fios.

Para piorar, eles só ficavam bonitos estando escovados. O hábito que eu tinha de deixar os fios secarem naturalmente já não era mais possível. Os fios ficaram feios de dar dó, e as pontas estavam super ressecadas, mesmo fazendo tratamentos com produtos profissionais.

Há tempos não via um brilho nos cabelos, eles estavam sempre com uma aparência chapada e sem movimento, mesmo usando bons produtos. Praia então, nem pensar! Quando fui os fios ficaram esverdeados, e deu mais trabalho para cuidar. O guarda-chuva não saia da bolsa, não podia nem pensar em molhar os fios.

Até que cansei de descolorir a raiz. Queria dar um descanso para a coitadinha. Então fui em outro salão escurecer somente a raiz com tonalizante (Wella). Na verdade foi esta técnica que ajudou meus cabelos a crescerem um pouco.

Comecei a ver cor no meu rosto e principalmente brilho nos fios. Fiquei durante um ano fazendo este processo. Às vezes ficava muito chateada, lembrava de como meus cabelos eram, lisos na raiz com as pontas onduladas, lavava e deixava secar naturalmente.

Ás vezes fazia escova, quando queria ele todo liso. Mas depois de todo o processo para clarear os fios, isso ficou só na lembrança…

O que você precisa saber antes de pintar o cabelo de loiro

Se prepare para os custos com manutenção e produtos específicos

Outro ponto importante que eu destaco é o custo para ser loira.  No meu caso era com pó descolorante profissional, coloração profissional, matizantes, shampoo e condicionador específicos, leave-in específico, cremes para tratamento intensivo e manutenção.

Muitas vezes não dava certo, aí tinha que comprar outros de marcas diferentes, mas de linha profissional, porque eram os que davam resultado. Idas e mais idas ao salão de beleza para fazer reconstrução, hidratação, matização, descoloração e tudo mais.

Sabia que tinha que mudar para a saúde e integridade dos meus fios. Mas me dava um certo medo de deixar de ser loira. Afinal eu quis tanto a mudança e me custou muito caro.

Escureci os fios, conto mais no post como escurecer cabelos loiros em casa)  demorou um tempo para ficar na cor que eu realmente queria que era um loiro médio marrom.

Não me arrependo nem um pouco, pois  foi a partir daí que meus  cabelos começaram a crescer. Só que não foi tão fácil assim. Como ele havia sofrido durante anos com o processo de descoloração, ele precisava de tratamentos específicos. Só que o custo foi bem menor, os produtos davam resultado, tanto que comecei a intercalar com marcas populares, já que os fios não estavam tão detonados.

Quando lembro dos meus fios elásticos, sem brilho, sem vida, e que não cresciam, bate até um arrependimento de ter judiado tanto do coitado. Mas eu só ia saber disso se eu tivesse essa experiência.