Como modelar e fazer cachos com chapinha em 5 passos

A chapinha é um acessório que faz parte do dia-a-dia de muitas mulheres que desejam obter o efeito de liso perfeito, com os resultados que podem ser obtidos rapidamente, sem sair de casa, com o processo caseiro fácil de ser realizado, o que valoriza o público feminino.

Modelar e fazer cachos com o uso da prancha

Ainda que o principal intuito da prancha seja alisar o cabelo, há alguns outros efeitos que podem ser obtidos com o uso do aparelho, assim como o resultado totalmente adverso que é o de formar cachos.

Com alguns materiais, é possível modelar cachos com chapinha, utilizando a vantagem da alta temperatura que o equipamento emite para formar penteados extraordinários e que podem ser feitos em cabelos de qualquer textura, sem danificar os fios.

Passo a passo de como modelar cachos com chapinha

Para modelar cachos com chapinha, é necessário seguir algumas etapas que podem otimizar os resultados do penteado, assim como proteger os fios da ação do calor intenso. Veja, abaixo, qual o passo a passo.

Materiais necessários:

  • – Protetor térmico
  • – Chapinha
  • – Papel alumínio

1. Aplique o protetor térmico:

Os produtos com efeito de protetor térmico são os que permitem proteger os fios e cultivá-los hidratados, sedosos e bonitos mesmo com as altas temperaturas que atingem as mechas no momento de realizar o procedimento. É possível encontrar o protetor térmico em diversas lojas de cosméticos e beleza, escolhendo o produto que mais adequar-se à textura de seu cabelo, criando uma película protetora para que o mesmo não sofra os danos do calor intenso.

2. Desembarace e separe em mechas:

Com o auxílio de um pente fino ou escova, variando conforme o estado de seus fios, é necessário desembaraçá-los para que o efeito dos cachos perfeitos não seja comprometido pela presença de nós. Separar as madeixas em mechas é necessário, podendo colocar um pequeno elástico para notar esta separação e conseguir localizá-la para o passo posterior. As mechas não devem ser muito espessas para que o efeito possa ser conforme o desejado.

3. Enrole as mechas com os dedos:

Com cada uma das mechas que foram separadas anteriormente, é necessário enrolá-las com a ponta do próprio dedo. É necessário que o efeito atinja somente a metade ou pouco mais da metade da extensão do cabelo, permitindo que a chapinha não chegue próxima ao couro cabeludo, evitando danos e riscos que poderiam comprometer a saúde.

4. Coloque papel alumínio:

Este passo deve ser feito conjuntamente com a técnica anterior. Ao enrolar uma mecha, é necessário prendê-la com um quadrado de papel alumínio, amassando levemente o material para que o mesmo não fique frouxo e possa cair durante o manuseio das madeixas.

5. Aplique a chapinha:

A prancha alisadora deverá ser aplicada acima do papel alumínio, pressionando levemente o equipamento contra os fios cobertos com o material, deixando por apenas cinco segundos até retirá-lo para evitar queimas. Para que o processo exiba bons resultados, é necessário que a chapinha seja aplicada cerca de duas vezes em cada uma das mechas, formando os cachos desejados.

Qual a importância do papel alumínio para modelar cachos com chapinha?

O papel alumínio deve ser utilizado no processo por atuar como um condutor de energia, permitindo que a temperatura recebida seja transmitida aos fios, minimizando os danos que seriam causados com o contato direto do cabelo com a prancha.

Cuidados após o processo

Após modelar cachos com chapinha, é necessário estabelecer alguns cuidados por tratar-se de um procedimento que envolve muito calor e que pode ressecar os fios.

A hidratação duas vezes por semana é essencial para repor os nutrientes que foram perdidos durante o passo a passo, encontrando o produto que encontra substâncias que possam recuperar os fios, normalmente com ações de resgate de mechas que passaram por processos que envolvem altas temperaturas.

Dicas sobre Cabelos

Ainda que o principal intuito da prancha seja alisar o cabelo, há alguns outros efeitos que podem ser obtidos como fazer cachos perfeitos com a chapinha